sábado, 31 de outubro de 2009

Straight Edge


Por Straigh Edge entende-se um estilo de vida associado à corrente hardcore da música punk. Em debate continua o que constitui realmente o estilo de vida Straight Edge. A definição mais vasta envolve pelo menos um certo grau de abstinência de álcool, tabaco e outras drogas. Alguns incluem a cafeína entre as substâncias a evitar e insistem na necessidade de seguir uma dieta vegetariana e de abster-se de actividades sexuais promíscuas.

Se a maior parte das normas encontra origem em ideias bastante anteriores à filosofia Straight Edge, o termo em si deriva da canção «Straight Edge» datada de 1981 e tocada pelo grupo punk hardcore Minor Threat. A letra, escrita por Ian Mackaye, condena abertamente o uso de substâncias psico-activas. Mackaye explicou depois que, abstendo-se de drogas e álcool, se sentia superior em relação a quem fazia uso pesado destas substâncias. E foi considerado straight numa era em que as drogas estavam intimamente ligadas ao mundo rock’n'roll.

Na realidade, não existe apenas um motivo para que um indivíduo decida seguir uma vida Straight Edge. As razões são de facto múltiplas e poderiam ser filosóficas, teólogas, sociais, ou simplesmente salutares. Existem diversas interpretações da prática Straight Edge e da aplicação das suas regras. A etiqueta refere-se geralmente à abstinência.

A letra X é o símbolo do movimento Straight Edge. No geral, o X é marcado ou tatuado na mão (ou em ambas as mãos) apesar de poder ser encontrado em outras partes do corpo ou então em estampas, pins, t-shirts etc. Segundo um estudo do jornalista Michael Azerrad, as origens do X levam-nos até à digressão americana dos Teen Idles; uma das noites previa um concerto no Mabuhay Gardens de San Francisco, mas quando chegaram o dono do local apercebeu-se que todos os membros da banda eram menores de idade e, de forma a vedar-lhes o acesso ao bar, decidiu marcar um enorme X preto nas suas mãos, como aviso ao staff para não lhes servir bebidas alcoólicas. Assim que voltaram a Washington, a banda sugeriu o mesmo sistema nos locais de concerto da cidade, para permitir também aos adolescentes assistir aos concertos sem que lhes fossem servidas bebidas. Um grande número de bares aceitaram de bom grado a sugestão, tornando o X o símbolo do estilo de vida livre de drogas dos Straight Edge.

Há também uma sub-cultura Straight Edge com uma mentalidade fortemente militante e activista, com um longo currículo de revoltas e violência ao longo de toda a década de 80 e até meados dos anos 90. Em alguns locais dos Estados Unidos, a polícia chegou a classificar os Straight Edge como gangue, devido à onda de violência desencadeada por estas comunidades.

Sem comentários: