quinta-feira, 25 de junho de 2009

Um ano de CasaPound Itália

Ianonne «às quartenta agressões sofridas ao longo dos últimos doze meses, respondemos com a política de acção.»

Dois mil militantes registados e milhares de simpatizantes, sedes em todo o território nacional, 15 livrarias, 20 bares, 8 associações desportivas, uma rádio internet que conta com 25 redacções em Itália e 10 no estrangeiro (www.radiobandieranera.org), uma Web TV, Tortuga TV, que transmite 24 horas por dia, 10 sítios oficiais na internet, uma revista mensal «L'Occidentale» e uma trimestral «Fare Quadrato». Para celebrar todas estas iniciativas e fazer o balanço de um ano de existência, os membros da CasaPound Itália reuniram-se no fim-de-semana passado na Area19, uma das quatro ocupações promovidas pela associação. Em primeiro lugar, depois de um ano de combate da CasaPound Itália, o «Mutuo Sociale», projecto que consiste em simplificar o acesso de numerosas famílias italianas à habitação, foi aprovado por 5 regiões e quase 50 autarquias. Por outro lado, a proposta de lei criada pela associação, «Tempo di essere madri», que propõe completar o salário dos pais que trabalham em part-time, de forma a garantir meios suficientes, está a colher numerosas assinaturas.

Na frente cultural, a associação CasaPound não descansou. Num ano, foram organizadas cerca de 150 conferências. Há pouco tempo nasceu um laboratório de ideias (www.ideodromocasapound.org), tal como uma corrente artística, o Turbodinamismo. Há ainda uma dezena de grupos directamente ligados à CasaPound, assim como um grupo teatral, uma galeria de arte e um círculo cinematográfico, «Akira», que organizará dia 24 de Outubro um festival de curtas-metragens. Na frente escolar, o Blocco Studentesco fez eleger 120 representantes e recolheu 37 000 votos apenas em Roma, enquanto muitas faculdades viram nascer o Blocco Univeristario. Finalmente, apesar da escolha estar implícita nas últimas eleições, a CasaPound Itália conseguiu ainda assim eleger 3 conselheiros distritais em Prato e um conselheiro municipal em Sant'Oreste.

«Foi um ano intenso e os resultados superaram as nossas expectativas — sublinhou Gianluca Iannone, presidente da CasaPound Itália. A começar pela capacidade do Blocco Studentesco em liderar manifestações contra a reforma Gelmini e responder golpe a golpe à violenta campanha orquestrada por uma esquerda histérica por ter perdido o contacto com os estudantes. Foi também a conferência na CasaPound da Valerio Morucci, antigo elemento das Brigadas Vermelhas, que colocou em causa o próprio conceito de antifascismo militante. Por último, foi o empenho com as populações de Abruzzo atingidas pelo terramoto onde, durante dois meses, foi organizado o acampamento de Poggio Picenze. CasaPound foi a primeira associação a socorrer as populações de Aquila e conseguiu recolher toneladas de ajuda. Além disso, recuperámos centenas de livros que em Setembro levarão à criação de uma biblioteca municipal dedicada a Ezra Pound. Tantas boas notícias ensombradas, contudo, pelas 40 agressões registadas ao longo de um ano pelos nossos militantes, dando uma média de 3 ataques por mês. Sublinhamo-lo sem recorrer à vitimização, mas apenas porque é um dado que faz reflectir. Como sempre fizemos até agora, às provocações e à violência gratuita, respondemos com a política concreta, prontos a partir para um novo ano de acção.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande grupo nacionalista, Itália a servir de exemplo.
para quando em Portugal?
Estamos juntos - nacionalistas!