quinta-feira, 14 de maio de 2009

A Sociedade do Espectáculo

"O espectáculo é a ideologia por excelência, porque expõe e manifesta na sua plenitude a essência de qualquer sistema ideológico: o empobrecimento, a submissão e a negação da vida real. O espectáculo é, materialmente, «a expressão da separação e do afastamento entre o homem e o homem». O «novo poderio do embuste» que se concentrou aí tem a sua base nesta produção pela qual «com a massa dos objectos cresce... o novo domínio dos seres estranhos aos quais o homem está submetido». É o estádio supremo duma expansão que virou a necessidade contra a vida."

Guy Debord
in "A Sociedade do Espectáculo" (1967)

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem mais. A anticivilização europeia a par da aculturação da juventude, que se processam em simultâneo e a um ritmo aterrador e que se estendem da televisão ao teatro, passando pelo cinema, "diversões ao ar livre", espectáculos rock e um sem número de "novas culturas" do mais baixo nível direccionadas especìficamente à generosa e crente juventude, é o que predomina nos dias de hoje por toda a Europa com o fim específico da sua auto-destruição física e moral no mais curto espaço de tempo possível. Em Portugal só começou com a Abrilada de má memória, retrato fidedigno da podridão moral de quem a implantou. Depois de um trabalho aturado que na Europa vem de longe, muito nos admira que ainda haja bastantes jovens tanto no nosso país como na maioria dos países europeus que são o paradigma da rectidão moral e de um patriotismo que emociona. Será devido a todos estes que o mundo, com especial incidência para a Europa, irá testemunhar uma mudança drástica no bom sentido, relativamente ao estado de degradação absoluta a que chegaram as respectivas sociedades. Degradação impossível de imaginar-se ainda não há muitas décadas.
Apesar de tudo já se nota alguma coisa a mexer no outro lado do Atlântico, precisamente pela vontade indómita de uma certa juventude inconformada. O mesmo se está a passar com a juventude europeia mas a um outro ritmo, porém chegaremos lá.
Honra e Glória à juventude mundial e particularmente à europeia.
Será devido à sua extraordinária força de vontade, enorme coragem, perseverança e patriotismo absolutos e não recuando um passo perante os mais diabólicos e desmotivadores entraves, não isentos de violência, que a Europa lhe ficará a dever a vitória sobre as forças do Mal. Que há-de verificar-se. Tem que verificar-se. E sê-lo-á, senão a curto de certeza a médio prazo.

Parabéns pelas excelentes transcrições que tem vindo a fazer.
Maria