segunda-feira, 13 de abril de 2009

Obra de Yukio Mishima re-editada

De débil constituição física e gago de nascença, Mizoguchi é o único filho de um bonzo Zen. Ao longo de toda a sua vida, sente-se diminuído e complexado por causa da sua gaguez, o que o leva a isolar-se. Quando chega o momento vai estudar para bonzo no Templo Dourado, em Quioto. Desde cedo preocupado com a Beleza, Mizoguchi vem a desenvolver com o templo uma relação de dependência obsessiva, que constitui um outro obstáculo à sua interacção com o mundo exterior. Para ele, o Templo Dourado era a encarnação última e suprema da Beleza, conceito que esmaga toda a sua existência. Com a Segunda Guerra Mundial e o Japão do pós-guerra como cenário,
O Templo Dourado é quase um monólogo interior que espelha a repressão e a obsessão de Mizoguchi, das quais se vem a libertar num final perverso.

Yukio Mishima, novelista e dramaturgo, pseudónimo de Kimitake Hiraoka, nasceu em 1925 e suicidou- se de forma espectacular, praticando seppuku, a 25 de Novembro de 1970. É sem dúvida o escritor japonês mais conhecido no Ocidente. O idealismo de que enforma a sua obra econduzirá a sua vida está enraizado no tradicionalismo militar e espiritual do ssamurais. Mishima é um dos mais talentosos e refinados escritores do século XX.

Sem comentários: