segunda-feira, 30 de março de 2009

«Turbodinamismo»

No centro de Roma, dezenas de cartazes de dois metros por dois, de Robert Brasillach, sublinham o lançamento do projecto artístico «Turbodinamismo», pela CasaPound.

Roma despertou esta manhã sob o olhar de Robert Brasillach, grande poeta e escritor francês fuzilado em 1945, cujo centenário do nascimento se comemora amanhã. Da via del Corso à Piazza Farnese, da via del Babuino à piazzale Flaminio, passando pela via Nazionale, a piazza San Calisto ou Trastevere, a capital está coberta de centenas de cartazes do poeta. A acção foi reivindicada pela CasaPound que explica: «Na noite de 29 a 30 de Março, comemorámos dignamente o nascimento do «Turbodinamismo» — corrente artística recém-nascida, ligada à associação para a promoção social CasaPound Itália — colando dezenas de cartazes que arvoram o retrato de um dos maiores poetas europeus, Robert Brasillach».

O poeta francês, autor dos lendários «Poèmes de Fresnes» mas também de «Notre avant-guerre», foi assassinado no dia 6 de Fevereiro de 1945. Nós quisemos prestar homenagem a este artista genial e irreverente. Podíamos também ter utilizado a imagem de Nietzsche, Buda, Evola, Debord ou desenhar a barba de Marx. Não excluímos fazê-lo no futuro. Aos que se interrogam por que fazemos isto, principalmente pela irreverência, o gosto da boutade como forma de arte.

Reivindicamos o direito ao «gesto belo», anunciamos assim o aparecimento dos «Turbodinamisti», artistas filósofos autoproclamados filhos de todos e de ninguém.

Sem comentários: