terça-feira, 31 de março de 2009

Jornada sobre o Futurismo

Na manhã de 20 de Fevereiro de 1909, na primeira página do Figaro – de lado, ao alto e à esquerda – aparece um artigo assinado por Filippo Tommaso Marinetti: o 1º Manifesto do Futurismo. É o nascimento do movimento artístico/literário que teve no seu baptismo todas as vanguardas da Europa, uma revolução total que abrangeu a literatura, a arte, a política, a vida de todos os dias e de onde partiram depois todas as pesquisas artísticas do Século XX. Por ocasião do centenário da criação do Futurismo, estudiosos e promotores culturais estão a levar a cabo, um pouco por todo o lado, inúmeras iniciativas ligadas ao acontecimento: exposições, manifestações, festejos, convénios, cerimónias, espectáculos teatrais, projecções, etc.

O Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura, associando-se a estas celebrações, propõe uma 'JORNADA SOBRE O FUTURISMO' - durante a qual se alternarão conferências, audições e leituras de textos futuristas – a fim de oferecer a possibilidade de reflectir sobre os elementos de vitalidade ainda presentes num movimento cultural, tão influente quão discutido, dando uma ocasião de debate sobre uma sua possível actualização.

Informações
Data: quarta-feira, 1 de abril de 2009
Horários: das 14h00 às 17h00
Local: Auditório 2 – Torre B – 3º Piso – FCSH – Avenida de Berna 26 C
Organização: Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Em colaboração com: Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
Entrada livre

Sem comentários: