sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Guardian Angels

Os "Guardian Angels" (Anjos da Guarda) são uma organização internacional de voluntariado, para a prevenção do crime. Fundados em 1979 em Nova Iorque, por Curtis Sliwa, a organização tem secções em 11 países e em mais de 100 cidades do mundo.
Inicialmente, a organização foi criada para combater a insegurança do metropolitano de Nova Iorque. Os seus membros eram treinados para deter criminosos violentos. Actualmente, a organização patrulha ruas e bairros, mas também disponibiliza programas educacionais e sessões de formação para escolas e negócios.

No início, o presidente da Câmara de Nova Iorque opôs-se publicamente ao grupo, assim como muitos autarcas de cidades onde surgiram secções deste movimento. No entanto, com o tempo a controvérsia arrefeceu e o envolvimento dos cidadãos aumentou, o que facilitou a aceitação da organização por parte das entidades oficiais.

A principal actividade dos "Guardian Angels" é a "patrulha de segurança", na qual os membros percorrem as ruas. Os elementos devem estar uniformizados quando representam a organização. Podem ser identificados pelas suas boinas e casacos vermelhos e t-shirts brancas com o logotipo dos "Guardian Angels". As secções funcionam como redes de franchise, respeitando iguais regras, regulamentos e treinos. A organização afirma que encoragem a diversidade e a igualdade de oportunidades.
Os "Guardian Angels" aceitam voluntários que tenham um registo criminal recente limpo e que não façam parte de grupos de ódio ou gangues. Para pertencer ao programa de "patrulha de segurança", os membros devem ter pelo menos 16 anos e não podem andar armados, sendo revistados antes de cada turno. São treinados em primeiros-socorros, reanimação, direito, resolução de conflitos, comunicação e artes marciais básicas. Os membros seguem as instruções de um chefe de patrulha. No entanto, estão autorizados a fazer o que quer que seja justo e necessário para proteger as suas vidas e as de outros cidadãos.

Sem comentários: