terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ousar, sempre mais!

Ianonne e os seus militantes acabam de restituir aos romanos um novo edifício abandonado até agora aos especuladores. Na noite de 30 de Novembro, uma nova ocupação foi efectuada pelos militantes da associação CasaPound Itália. O edifício situa-se no 1134 Via Cassia, em Roma. Vinte e cinco família romanas poderão brevemente instalar-se. O porta-voz do movimento, Gianluca Iannone, declarou a propósito: «Ocupámos. Somos cidadãos de Roma que vivem na urgência de habitar, como tantos outros romanos. Os empregos precários ou o desemprego, os salários de miséria, as rendas exorbitantes, as taxas usurárias dos bancos que acorrentam os clientes por 40 anos, mergulharam milhares de famílias romanas na pobreza. O resultado? O número de despejos em Roma continua a aumentar. Além dos dramas familiares que isso cria, as pessoas são obrigadas a exilar-se cada vez mais longe do centro ou mesmo em cidades vizinhas.»

Iannone conclui a sua declaração afirmando: «quando ocupámos o edifício, restituimos aos cidadãos romanos a enésima construção até aqui abandonada aos especuladores. Disponibilizaremos deste modo um tecto a 25 famílias italianas. É o nosso meio de combater esta injustiça que nasceu de um sistema económico governado pelos bancos e pelo grande capital. Recusamos uma Roma sem romanos, uma Roma sem identidade. Casa Romana será em breve um espaço à disposição dos habitantes do bairro. Será um lugar onde serão organizadas iniciativas culturais, desportivas e lúdicas. Lançamos assim a seguinte mensagem: reconstruiremos a nossa comunidade e redescobriremos o sentimento de pertença. Os romanos não se renderão, nós não abandonaremos a nossa cidade!»

Casa Romana, via Cassia 1134, Roma.

(Entretanto, dia 1 de Dezembro, a associação CasaPound Itália abandonou a ocupação de via Cassia, devido a problemas de segurança estrutural do edifício, mesmo assim com a promessa do autarca de Roma de uma solução para as 25 famílias italianas)

Sem comentários: