sexta-feira, 14 de novembro de 2008

NRP Augusto de Castilho

O NRP Augusto de Castilho foi um navio caça-minas da Marinha Portuguesa na Primeira Guerra Mundial. Foi a última baixa portuguesa no conflito.
Originalmente a embarcação era um barco de pesca, denominado "Elite". Com a eclosão do conflito, recebeu uma peça de artilharia de 65mm a vante e outra, de 47mm a ré, sendo encarregado de missões de patrulha, rebaptizado em homenagem a Augusto de Castilho.
Em fins da guerra, recebeu como comandante o 1° Tenente Carvalho Araújo, zarpando de Lisboa na tarde do dia 8 de Outubro de 1918, com a missão de escoltar o vapor "Beira", em viagem para a Ilha da Madeira, onde chegaram a 11 do mesmo mês. Ali recebe a missão de escoltar o vapor "S. Miguel", de partida para Ponta Delgada, nos Açores, com duzentos e seis passageiros a bordo.
Tendo zarpado ao pôr do sol do dia 13 de Outubro, na velocidade de cruzeiro de 9 nós, às seis horas e quinze minutos da manhã do dia 14 ouviu-se o primeiro tiro contra o vapor "S. Miguel", pelo submarino alemão U-139, sob o comando de Lothar von Arnauld de la Perière. Para protegê-lo, esgotadas as caixas de fumo que lançara para despistar o inimigo, o caça-minas avança diretamente sobre o submarino alemão, passando a receber o fogo inimigo e dando tempo ao vapor para se distanciar. Após duas horas de combate, com vítimas fatais no convés, a artilharia danificada, a munição quase esgotada e tendo perdido a telegrafia e as máquinas, o caça-minas imóvel, rende-se. Um último tiro do submarino, entretanto, vitimou fatalmente o comandante Carvalho Araújo.
Dada a ordem de abandonar o navio pelo imediato Ferraz, os sobreviventes conseguiram lançar ao mar um salva-vidas onde se comprimiram trinta e seis homens. Doze outros sobreviventes, numa jangada improvisada, conseguiram autorização dos alemães para voltar a bordo e lançar um bote. O caça-minas foi então afundado pelos alemães, com o corpo do comandante coberto pela bandeira de Portugal e os dos demais auxiliares mortos em combate.

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