terça-feira, 28 de outubro de 2008

O masoquismo europeu

"Tocqueville notava-o já: os Americanos têm 'uma opinião elevadíssima de si próprios' e 'não estão longe de crer que formam uma espécie à parte dentro do género humano'. Na América há uma fusão entre o patriotismo e o sagrado, enquanto a Europa permanece uma construção desesperadamente profana.(...) A Europa não tem pior inimigo do que ela própria, com a sua culpabilidade importuna e o escrúpulo levado até á inércia. Como podemos querer ser respeitados se nós próprios não nos respeitamos, se não paramos, através dos media e da literatura, de nos pintar com as cores mais negativas? A verdade é que os Europeus do Ocidente não têm um amor próprio suficiente para superarem o seu desgosto e manifestar para com a sua cultura aquele fervor tão manifesto nos Estados Unidos. A América é um projecto, a Europa é um desgosto.
Vejam a nossa moeda comum. O que está representado nas notas de 10, 20, 50 ou 100 euros? Arcadas, pontes e pórticos, como se o nosso continente não passasse de um lugar de passagem, uma sala dos passos perdidos, uma mão estendida ao resto do planeta. Apagaram-se as figuras de Shakespeare, Cervantes, Rembrandt, Vinci, Goethe, Dante, Pascal e Voltaire. É que todos estes homem (...) são suspeitos, pois ainda estão manchados de preconceitos que a nossa modernidade truinfante anulou".

Pascal Bruckner
in
"O Complexo de Culpa do Ocidente", Publicações Europa-América, 2008.

1 comentário:

Anónimo disse...

Saltando de blog em blog, vim parar a este seu texto que li com todo o interesse.
Ontem nossas televisões passaram, com o enorme destaque que lhes é habitual, os resultados de sondagens relativas às eleições americanas da próxima senama, feitas em países europeus.
As minhas reflexões não andaram muito longe do que hoje li atraves deste seu post.
Não só transmitimos pouco apreço pelo passado de referências cívicas e culturais que temos, como tudo fazemos para o apoucar ou mesmo esconder aquilo que (f)somos.
Como se isso não fosse a nossa real mais valia face a outros.
É mesmo o "O Complexo de Culpa do Ocidente".
Obrigada
MEG